domingo, 28 de fevereiro de 2016

O MEU CÃO NÃO É UM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO, É A MINHA FAMÍLIA!!!





O meu cão não é um animal de estimação, é a minha família



Costumam dizer que quem nunca teve um animal de estimação, quem nunca descobriu o que é viver com um gato cativante ou com um cão obcecado por pedir um pouco de atenção, não sabe o que é o amor mais puro e desinteressado…

Esse que se oferece em troca de nada, o que não guarda ressentimentos e que, em silêncio e através de pequenos detalhes, vai fazendo da sua vida um cenário mais agradável e autêntico.


Entendemos o termo animal de estimação como um animal domesticado que convive com os seres humanos. Contudo, poderíamos dizer que essa ideia vai mais além: não apenas convive, como é parte essencial da própria família.


É possível que para muitas pessoas essa ideia seja difícil de entender, em especial se pensarmos em interpretar a palavra família como a união através do sangue que estabelece um tipo determinado de relacionamento e parentesco.


Agora, na verdade essa palavra contem diferentes enfoques. Às vezes o sangue não é suficiente para “criar família”, porque são os vínculos baseados na reciprocidade, nos relacionamentos significativos e na autenticidade do dia a dia que nos une, que fazem com que precisemos tanto das pessoas e dos animais ao nosso redor.



Toda emoção positiva, venha de onde vier, nos enriquece e nos faz crescer. Portanto, está tudo bem se todos os dias você deixa um espacinho no sofá para o seu bicho de estimação, junto a seu companheiro ou seus filhos.



Talvez as pessoas riam se você explicar que toda manhã o seu gato vem acordar você, ou que o seu cão intui primeiro que o seu próprio pai as suas tristezas.



Eles também fazem parte das nossas vidas emocionais e, por isso, os acolhemos, os integramos e os reconhecemos como parte íntima do nosso DNA particular. Da nossa família.
Quando somos adotados por um animal de estimação



Você já experimentou o que implica ser adotado por um animal de estimação? Quando um animal chega em nossas vidas, nos observa com timidez e surpresa, porque o mundo dos humanos às vezes é demasiadamente complexo para ele.


As pessoas são volúveis, armazenam momentos de ira e instantes de felicidade, às vezes praticam o rancor e o que hoje não gostam amanhã as fascina. Por outro lado, os gatos e os cães são sempre iguais e só esperam uma coisa: serem amados.


Quando somos adotados por um animal de estimação muitas coisas que não percebemos mudam em nosso interior. Eles, através dos seus olhares limpos, brincalhões e sinceros, sabem ler muitas mais coisas do que pensamos.



– Ao adotar um animal de estimação de repente descobrimos que somos o centro da atenção de um animal, que depende de nós… e nós deles. Adoramos esse instante de chegar em casa e sermos recebidos com aquela alegria transbordante.



– Eles precisam ser integrados na família como mais um membro. Gostam das rotinas, dos hábitos e de que sempre sejam tratados do mesmo jeito, sem incongruências.

– Quando a adoção se transforma em plena integração, todos mudam um pouco. Eles se tornam protetores, somos seus vínculos mais estreitos, suas referências, seu colo da tarde para tirar uma soneca.



– Eles para nós são essa válvula de escape emocional de cada dia, nossos confidentes silenciosos, o consolo das tristezas e a explosão dos momentos de risadas e relaxamento.



Quando somos adotados por um animal de estimação a nossa família fica maior, e o nosso coração mais forte. Cuidar deles será uma obrigação, mas gostar deles é o melhor dos privilégios.
O meu animal de estimação é único, e eu sou único para ele



Se há um aspecto gratificante na hora de integrar a um cão ou um gato em nossa família, é a sensação de que somos o centro da sua existência. Não muda nada se um dia você acorda de mau humor, ou se hoje o dia terminou do pior jeito possível e você fracassou nos seus objetivos…
Para eles, para os nossos animais, sempre somos os mesmos, aconteça o que acontecer. Não importam os seus erros, suas distrações, a sua aparência, e menos ainda qual seja o seu passado. Eles vivem o momento presente e só sabem demonstrar que você é alguém que merece ser amado.


Às vezes, carregados como vamos com as nossas preocupações diárias, com nossa pressa e responsabilidades, não percebemos como os olhares dos nossos cães, dos nossos gatos estão postos sobre nós… E isso é algo que deveríamos fazer.



Eles vivem cada momento da forma mais plena possível. O ontem não existe e o amanhã não tem sentido, só anseiam passar um bom momento com você , esperando sempre que seja o melhor, o mais intenso, desestressado e feliz.



Não são exigentes, nunca o julgarão e têm a sutil habilidade de tirar o melhor de você.Quando você chega em casa com a tristeza colada em seu rosto, eles, os seus animais de estimação, a sua família, sabem como desvanecer os seus pesares na hora.


Sempre aceitam um abraço, uma carícia e uma palavra amável. Deixam-se amar esperando que você faça o mesmo. São criaturas leais que fazem do nosso dia a dia uma aventura de anedotas, de instantes amáveis que sempre dormirão no melhor lado do seu coração.


Imagem cortesia de

Nenhum comentário:

Postar um comentário